Introdução a Sociologia



RESUMO:  O presente artigo disporá sobre: 1. Objetivos da ciência social;2. Consolidação da sociologia como ciência; 3. Objetividade X Imparcialidade X Neutralidade.


 1.0 - Objetivos da Ciência Social

    O comportamento humano é deveras abrangente, podendo ser divido em diversos ramos. As ciências sociais estudam os comportamentos desenvolvidos no contexto social, tais como: participação em eventos, relacionamentos amorosos, greves, educação etc. Dessa forma, cita Pérsio Santos de Oliveira:

    "As Ciências Sociais (a Sociologia é um de seus ramos) pesquisam o comportamento social e suas várias formas de organização".¹
    Portanto, o objeto desta ciência é o ser humano e suas relações, ampliando o conhecimento sobre as interações sociais, nos permitindo um melhor entendimento da sociedade vivida, dos fatos e dos processos sociais. Em suma, a sociologia em específico estuda os : os grupos sociais; fatos sociais; divisão da sociedade em camadas; mobilidade social; processos de cooperação, competição e conflitos sociais; etc.



    1.1 - Fato Social
    "Consistem em maneiras de agir, pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõem a ele"²
    Aos fatos sociais, cabem o modo de pensar, sentir e agir de todo um grupo social, de forma generalizada. Os fatos sociais  são exteriores, mas são interiorizadas em cada indivíduo por si e pela sociedade, fazendo recair sobre cada ser, o poder coercitivo.

 Características:

  •  Generalidade: o fato social é comum a todos os membros do grupo;
  • Exterioridade: o fato social é independente do indivíduo;
  • Coercitividade: os participantes do grupo, sentem-se obrigados a respeitar e executar o comportamento estabelecido e/ou aceito pela sociedade.
 2.0 - Sociologia como Ciência

    
    Considerado como pai da filosofia, Augusto Comte, a usou pela primeira vez em 1839 no seu Curso de Filosofia Positiva. Mas somente com Durkheim a sociologia passou a ser considerada efetivamente como ciência, pois o mesmo formulou as primeiras orientações para a Sociologia e demonstrou as características próprias dos fatos sociais, definindo o objeto de estudo da sociologia.

 3.0 Objetividade 

    Nas ciências humanas, especialmente na que se trata no presente artigo, a objetividade é complexa, haja vista a influência das crenças, culturas e demais valores que o pesquisador, assim como qualquer outra pessoa, carrega consigo. Essas visões de mundo podem influência na análise científica do sociólogo e desencadear uma má pesquisa, ou ao menos, parcial e sem neutralidade. Para evitar este tipo de problemática, o sociólogo se utiliza do método científico, buscando uma análise e trabalho com a menor influencia de valores pessoais, possível.




 __________________________________________________________
1 - OLIVEIRA, Pérsio; Introdução à Sociologia. São Paulo:Ática, 2003. P. 9.

2 - DURKHEIM, Émile; As Regras do Método Sociológico. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. P. 3

Share this:

CONVERSATION