Sociabilidade, Socialização e Interação


 1 - Sociabilidade e Socialização


    As duas palavras que dão nome a este título, embora parecidas morfologicamente, possuem significados distintos.

    Sociabilidade, nada mais é do que a capacidade, a possibilidade ou até mesmo a inclinação em viver junto com outras pessoas, enquanto Socialização é a efetiva vivência com demais pessoas. Para tornar mais claro, simplifiquemos: A sociabilidade diz respeito a capacidade de ser sociável; sociabilidade é o nome dado para a possibilidade de socialização. Já a socialização é a vivência em sociedade, assimilando os hábitos, normas e costumes do grupo que participa.


"socialização é o processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro da sociedade" (Brigitte Berger e Peter Berger) 


  2 - Interação:



    A interação, também pode ser chamada de contato, ou até mesmo de socialização.

    A interação ocorre ao fazer qualquer forma de contato com demais integrantes do grupo; conversas,olhares, aulas, etc. O contato social é primeiro passo para que haja uma vida social, um grupo social.
 
   Podemos dividir a interação em:

    2.1 Interação Primária

    Concerne à uma consciência coletiva mais forte e homogênea. São contatos em que há partilha de experiências individuais, e portanto, são relações pessoais e diretas. P.ex: Família; vizinhança; escola; etc.
    Relacionado com solidariedade mecânica

    2.2 Interação Primária

    Refere-se a socialização mais complexa e especificada, atribuída de menor consciência coletiva e maior individualidade. São contatos predominantemente impessoais, meramente formais e obrigatórios, sem intuito e partilha de emoções pessoais. P.ex: cobrador/passageiro; vendedor/comprador; etc.

Conclusão:

    Em suma, "O homem é por natureza um animal político"; tornado claro a partir da máxima de Aristóteles (384-322 a.C.), o homem necessita comunicar-se, pois necessita viver em sociedade, necessita exercitar sua sociabilidade através da socialização, que por sua vez utiliza-se da interação.

_______________________________
1 - OLIVEIRA, Pérsio; Introdução à Sociologia. São Paulo:Ática, 2003.


Share this:

CONVERSATION