Introdução à Economia
RESUMO: O PRESENTE ARTIGO DISPORÁ SOBRE O SURGIMENTO E CONCEITO DE ECONOMIA, SUAS PRINCIPAIS DIVISÕES E SEU OBJETO DE ESTUDO. TOMARÁ POR BASE BIBLIOGRÁFICA AULAS MINISTRADAS PELO PROFESSOR CONSTANTINO COMNINOS, LIVROS E ARTIGOS DE FLÁVIO RABELO VERSIANI, BRUNO PEREIRA REZENDE, PATRÍCIA COSTA RODRIGUES, LUIS CARLOS BRESSER PERERIA, CASTRO, LESSA, ETC.
Introito
" As sociedades evoluídas repousam sobre uma diversificada base econômica que, acionada pelo trabalho humano, engendra uma série de bens cuja destinação última é o consumo de seus membros."¹
Não que não houvesse sistemas econômicos até mesmo em sociedades não evoluídas, mas é de grande importância notar a diferenciação entre o sistema econômico Antigo VS o Moderno; o atual, assumiu diversas formas de efetuar as trocas, diferentemente das antigas, em que as trocas eram efetuadas, predominantemente, através de objeto/objeto. Certo é, esse sistema que tratamos no presente artigo é intrinsecamente ligado ao ser humano e sua interações.
1 - Entendimento sobre Economia e economia
Primeiramente, devemos entender a diferença entre Economia e economia. Há uma divisão aparentemente nula entre esta mesma palavra escrita de formas diferentes, no entanto, são certamente distintas. Economia concerne ao estudo, refere-se a ciência; economia, porém, diz respeito ao objeto de estudo da ciência, é o uso eficiente de recursos, organização dos recursos. Em suma, Economia é o estudo sobre economia(organização dos recursos). Economia estuda a forma de gerenciar, tornar eficiente e organizar os recursos.
2 - Objeto de estudo da Economia
Elencamos anteriormente as diferenças das supracitadas palavras, objeto deste artigo; mas o que é, propriamente dita, a economia, como definimos, o que ela abrange?
Esta ciência busca estudar a aplicação dos bens em um nível, preferencialmente, universal.
"Estuda a produção, circulação e distribuição de bens ao nível universal, ao nível de cada estado, e, no máximo, ao nível de cada região. As unidade econômicas individuais [...] só interessam enquanto seu comportamento influencia o sistema econômico global."²
Dessa forma, vemos a abrangência do estudo científico desta matéria. Estuda-se, através desta, e de forma resumida, os bens, ou melhor, a alocação de bens.
3 - Campos da Economia
Economia Positiva
Este campo de estudo científico, visa a realidade econômica, entendendo e explicando o que é, porque é, o que foi e o que será. Busca-se entender as forças que afetam a economia e suas respectivas consequências, bem como responde a perguntas como as mudanças de preço. É descritiva.
Economia Normativa
Nesta esteira de pesquisa, a supracitada ciência utiliza-se de juízos de valor, procurando demonstrar como DEVE ser, DEVERIA ter sido e como DEVERÁ ser, de acordo com os juízes éticos e morais adotados pelo pesquisador; este entendimento não analisa a economia puramente como bens, mas contabiliza em seus estudos a justiça social e as consequência na vida dos cidadãos.
__________________
1 - CASTRO, A. B.; LESSA, C. Introdução à Economia. 37 ed. Forense, 2005
2 - PEREIRA, Luis C. B.; Economia e Administraçã: Mercado e Poder. Rev. Adm. empres. vol.19 São Paulo oct/Dec. 1979
CONVERSATION