Evolução do Pensamento Sociológico


RESUMO: O PRESENTE ARTIGO TEM POR INTUITO DEMONSTRAR A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO, EXPLANADO DE FORMA SUPERFICIAL E SIMPLISTA O PENSAMENTO DOS PRINCIPAIS SOCIÓLOGOS E TENDO POR BASE RAYMOND ARON E DEMAIS FONTES DE PESQUISA A SEREM CITADAS NO DECORRER DO ARTIGO.

    A sociedade, as pessoas e o mundo, sempre foram alvo de grandes perguntas. Inicialmente, o estudo da sociedade não era um estudo científico, embora grandes bases tenham se formado neste princípio. Com o decorrer dos anos e a participação de mais sociólogos e demais estudiosos, a sociologia progrediu até que auferisse o status de ciência humana, através de DURKHEIM com seu livro as Regras do Método Sociológico.

    AUGUSTE COMTE (1798 - França - 1857) 

    A sociologia surge através deste autor, embora não na forma de ciência. Defendendo o positivismo, o autor divulga suas ideias sobre a sociedade e como progredir
    Para Comte, o pensamento evoluiu do teleológico para o metafísico e então, alcançaria o pensamento ideal, segundo Auguste Comte, o pensamento positivo.
    O pensamento propunha a explicação do mundo através da ciência, promovendo uma sociedade governada cientificamente, confiada nas mãos de técnicos: ditadura tecnocrata, que segundo o autor, visaria o amor, ordem e o progresso.


KARL MARX (1818 Prusia - 1883 Londres)

    O referido sociólogo se contrapõe a COMTE, afirmando que a diferença entre classes econômicas deveria ser eliminada, pois esta diferença não propicia a igualdade na prática, deixando a liberdade apenas nas normas. Para tanto Marx propõe o comunismo, buscando a extinção das discrepâncias econômicas entre burguesia e proletariado. Além disso, o autor propôs a dialética no estudo da sociedade.

                             EMILE DURKHEIM: (1858 - França - 1917)
    
    Dá-se origem a sociologia como ciência. Durkheim propõe os métodos e os conceitos, criando o fato social como objeto da sociologia. Em seu livro Regras do Método Sociológico, procura expor regras e métodos que configuram a sociologia como ciência. Foi um importantíssimo pilar da ciência sociológica.

                             

Share this:

CONVERSATION