Ética, moral e direito

O que é ética:

Pressupondo liberdade de escolha, a ética fomenta a discussão que busca a resposta mais adequada possível para a boa convivência, atribuindo valores as condutas humanas. Motivo pelo qual torna-se tão importante para o estudo do direito, tendo por certo a finalidade do direito como sendo a ordem social e o bem comum.  

A ética não investiga o ser nem a realidade efetivada, mas sim o valor da conduta: o dever de agir. Volta-se para o caso generalizado: A ética é a reflexão da moral.

O que é moral:

Moral é o objeto de estudo da ética. No senso comum, podemos entende-la como a conduta correta, certa, justa; mas na análise filosófica, uma conduta moral pressupõe liberdade total, sem a presença da coercibilidade e ainda assim justa, correta.  

"Moral é aquilo que não faríamos de jeito nenhum, mesmo que não houvesse ninguém olhando, mesmo que fossemos invisíveis e invencíveis." (Clóvis de Barros Filho)  

Dessa forma, o direito busca impor ações moralmente aceitas, corretas e justas, sob pena de sanções para quem as viole. Sobre o Direito:

O direito pode ser abordado sobre diversos prismas, haja vista a sua pluralidade de significados. Abordaremos aqui, a palavra direito por NORMAS POSITIVADAS, ou seja, normas jurídicas, institucionalizadas.

A norma positivada busca a manutenção da ordem social e da justiça, tendo por base a reflexão ética sobre a moral.

Conclusão:  

A ética reflete sobre a moral, entendendo cada atitude por moral ou imoral; a moral, por sua vez, é a ação correta, justa; e o direito busca, partindo de atitudes moralmente aceitas, a criação de normas jurídicas e a absorção de normas morais para o ordenamento jurídico.



Share this:

CONVERSATION