Atenção, Sençopercepção, Memória e Sentimentos
1.0 – ATENÇÃO
Atenção é o ato de focar a apreensão em algo, “concentração da atividade mental sobre um objeto determinado”. (Dicionário)
“Preece (2005) define atenção como o processo de selecionar coisas em que se concentrar, num certo momento, dentre a variedade de possibilidades disponível. Segundo Sternberg (2000) a atenção é o fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do enorme montante de informações disponíveis por meio de nossos sentidos, de nossas memórias armazenadas e de outros processos cognitivos. O fenômeno psicológico da atenção possibilita-nos o uso criterioso de nossos limitados recursos mentais”.[1]
1.1 – ATENÇÃO SELETIVA, CONCENTRADA
É o que compreende-se no senso comum: focar em algum estímulo em detrimento de outros.
“Pode-se escolher prestar a atenção em determinados estímulos e ignorar outros. O foco de atenção em estímulos informativos específicos aumenta a nossa capacidade para manipular aqueles estímulos para outros processos cognitivos, como a compreensão verbal ou a resolução de problemas”.[2]
1.2 – ATENÇÃO DIFUSA
Atenção distribuída nos diversos afazeres concomitante. A concentração fica dividida entre várias tarefas. P. Ex: dirigir, ouvir música e conversar, ao mesmo tempo. Escrever uma coisa e falar outra; etc.
“Nesta função, os recursos de atenção disponíveis são distribuídos para coordenar o desempenho de mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Geralmente é mais difícil realizar simultaneamente mais de uma tarefa controlada, porém, com o aumento da prática, pode-se manipular bem mais de uma tarefa ao mesmo tempo, mesmo que estas exijam compreensão e tomada de decisões".[3]
2.0 - SENÇOPERCEPÇÃO:
Modo pelo qual tomamos conhecimento do mundo; sente-se através dos sentidos e interpreta-se através da percepção.
P. Ex: ao pôr a mão no fogo qualquer um sentira certo calor, mas alguns sentirão mais dor que outros. Isso na verdade ocorre porque, o calor é sentido, mas percebido de maneira diferente por cada pessoa. Para tornar mais claro, deve-se compreender a definição de sensação e percepção que, ambas juntas, dão origem à sensopercepção.
2.1- SENSAÇÃO
Diz respeito aquilo que efetivamente acontece com os sentidos.
“Estímulos físicos, químicos ou biológicos, dentro ou fora do organismo, gerados por vias visuais, táteis, auditivas, etc”.[4]
2.2- PERCEPÇÃO
Esta é a forma como se entende, percebe, o que sente. Neste aspecto, interpreta, organiza e seleciona as informações. Isto ocorre através das informações vinculadas pelos órgãos sensoriais (Sensação).
“Dimensão neuropsicológica e psicológica”.[5]
3.0 – MEMÓRIA
Podemos entender as memórias como a armazenagem de tudo aquilo que passou pela mente, haja vista, aquilo que passa pela mente foi vivenciado psicologicamente.
“A memória é o meio pelo qual se recorre às suas experiências passadas a fim de usar essa informação no presente”.[6]
"A memória consiste num conjunto de procedimentos que permite ao indivíduo manipular e compreender o mundo, tendo em conta o contexto e as experiências individuais. Estes procedimentos envolvem mecanismos de codificação, retenção e recuperação". [7]
A memória caracteriza-se pela lembrança de algo, alguma coisa passada que pode ser recuperada. Jamais será possível lembrar o futuro, pois, lembrança é exatamente a retomada psicológica, de algo já ocorrido.
É dividia em três processos:
É dividia em três processos:
- Codificação: Entrada e registro inicial da informação e a capacidade de mantê-la útil
- Armazenamento: Manutenção da informação codificada pelo tempo necessário para que possa ser recuperada e utilizada quando evocada.
- Evocação ou reprodução: Recuperação da informação registrada e armazenada.
4.0 – EMOÇÕES E SENTIMENTOS
Ao contrário do que é entendido pelo senso comum, emoções e sentimento são diferentes. Utiliza-se constantemente estas palavras como sinônimos, mas embora possam se parecer em certo aspecto, não o são efetivamente.
Para simplificar, e tornar mais palpável o conhecimento destas caracterizações e diferenças:
2.1- EMOÇÕES
Emoções são alterações biológicas, reações comportamentais; superficiais.
Segundo DAMÁSIO:
“Não tem nada a ver com o que se passa na mente[...]É despoletada pela mente, mas acontece com ações que acontecem dentro do corpo, nos músculos, coração, pulmões, nas reações endócrinas.”
As emoções costumam ser classificadas em:
- Emoções primárias;
- emoções secundárias;
- emoções de fundo.
- Emoções Primárias: são emoções comuns a todos os indivíduos. São elas: alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa.
- Emoções Secundárias: são variáveis entre as pessoas; nem todos têm estas emoções. Exemplos: culpa, vergonha, simpatia, compaixão, embaraço, orgulho, inveja, gratidão, admiração, espanto, indignação, desprezo.
- Emoções de Fundo: são expressas, visível e principalmente, em forma de alterações complexas musculoesqueléticas, tais como variações sutis na postura do corpo e na configuração global dos movimentos.
Em suma, as emoções primárias são inatas,e as emoções secundárias são sociais e resultantes da aprendizagem.
4.2- SENTIMENTO
Os sentimentos, de forma oposta às emoções, constituem algo mental, não somente comportamental
4.2- DIFERENCIANDO SENTIMENTO E EMOÇÃO
"A emoção é um conjunto de todas as respostas motoras que o cérebro faz aparecer no corpo em resposta a algum evento. É um programa de movimentos como a aceleração ou desaceleração do batimento do coração, tensão ou relaxamento dos músculos e assim por diante. Existe um programa para o medo, um para a raiva, outro para a compaixão etc. Já o sentimento é a forma como a mente vai interpretar todo esse conjunto de movimentos. Ele é a experiência mental daquilo tudo. Alguns sentimentos não têm a ver com a emoção, mas sempre têm a ver os movimentos do corpo. Por exemplo, quando você sente fome, isso é uma interpretação da mente de que o nível de glicose no sangue está baixando e você precisa se alimentar."[8]
[1] Disponível em : <http:/www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10316/10316_5.PDF>
[2] Op. Cit.
[3] Op. Cit.
[4]TEIXEIRA, Eduardo H. Sensopercepção. Acesso em: 11/04/2016; Disponível em:
[5] Op. Cit.
[6] Op. Cit.
[7] COSTA, Paulo. Memória e sua influência no processo de aprendizagem. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/a-memoria-e-a-sua-influencia-no-processo-de-aprendizagem/83381/ > Acesso em: 11/04/2016
[8] DAMÁSIO, Antônio. Entrevista a veja: O homem está evoluindo para conciliar emoção e razão. Acesso em: 12/04/2016, Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/os-sentimentos-sao-fundamentais-para-a-sociedade-diz-antonio-damasio>
[8] DAMÁSIO, Antônio. Entrevista a veja: O homem está evoluindo para conciliar emoção e razão. Acesso em: 12/04/2016, Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/os-sentimentos-sao-fundamentais-para-a-sociedade-diz-antonio-damasio>
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